Mestres do Ofício

Mestres-do-Oficio-Logo

 

LOGLINE
Na era do copiar e colar, quem ainda sabe fazer coisas/como as coisas são feitas? Focando nos ofícios que estão a caminho de extinção, a série vai mostrar mestres altamente reconhecidos em seus áreas, no auge de sua maestria.

SINOPSE
Cada episódio vai mostrar um mestre e sua trajetória ao topo de sua profissão: sua aptidão para o ofício desde a infância; os mentores que procuraram; os mestres que admiram; seu caminho escolhido para ganhar experiência; a conquista de reconhecimento do mercado; a satisfação que encontram no trabalho; o treinamento de aprendizes e como vêem o futuro de sua profissão nestes tempos de progresso tecnológico acelerado.
Ao escolher um grupo seleto de mestres, a série vai mostrar a ampla gama de talento – e o alto nível dos artesãos Brasileiros.

Mestres-Caption1LINHA EDITORIAL
Os programas deverão misturar material de arquivo com conteúdos originais, apresentando um vasto material  documental  sobre os mestres de ofício que permanecem em atividade no Brasil. Com uma fotografia sofisticada e trilha sonora original, mestres do ofício apresentará conteúdo com alto valor de produção.

FORMATO
A primeira temporada de mestres do ofício terá 13 episódios, com duração de 26 minutos cada. Filmada em Full HD, a série poderá ser transmitida tanto por canais SD quanto HD. Cada programa retratará dois artesãos convidados.

PÚBLICO
Devido ao seu tema, a série se direciona ao público M/F 25-54, A/B.

CONTEÚDO TRANSMÍDIA

FirefoxNa website do programa disponibilizaremos conteúdo adicional, tais como antigas matérias jornalísticas sobre os diversos ofícios abordados nos programas, detalhes biográficos de nossos personagens e links relacionados aos ofícios.

FacebookEm sua página do Facebook postaremos informações extras e curiosidades sobre os ofícios retratados no programa, solicitando ainda aos amigos que enviem fotos/vídeos/textos de mestres que eles venham a conhecer. Convidaremos os internautas à votarem nas figuras mais interessantes, sendo que os mais votados poderão figurar como personagens em episódios futuros.

YTEm seu canal no YouTube a série vai veicular cenas extras dos mestres no exercício de sua atividade.

TwitterNo Twitter mestres do ofício vai enviar pistas sobre os mestres a serem veiculados no próximo episódio, convidando os assinantes a adivinhar sua identidade e setor de atividade.

PinterestNo Pinterest a série apresentará uma coleção de imagens relacionadas a maestria de cada ofício.

 

PRODUTOS ALIADOS
MESTRES-Caption2Publicação de um livro com fotografias e textos dos mestres convidados, acompanhado de detalhes do making of da série. Um segundo site dirigido ao ensino de cada um dos ofícios apresentados será cross-marketed e oferecido como conteúdo pago para assinantes. Uma linha de ferramentas com design supervisionado por cada mestre será manufaturada e comercializada com a marca da série em lojas especializadas.

APOIO INSTITUCIONAL
SENAC, SENAI

ALGUNS EPISÓDIOS:

#1 Mestre Ourives: Antônio Bernardo
Retratando a expertise de um dos maiores joalheiros do mundo, o episódio traçará a trajetória do mestre, desde aprendiz aos seus primeiros modelos e até criador de um workshop onde múltiplos joalheiros produzem suas peças. A afinidade pelo ofício, sua aptidão desde criança, seu processo de criação.

#2 Mestre Chef: Roberta Sudbrack
RobertaSudbrackA trajetória e a ascensão da Chef, que chegou a comandar a cozinha do Palácio do Planalto e hoje é dona de um dos restaurantes mais requisitados do Rio de Janeiro. As delícias e os obstáculos de uma carreira onde tradicionalmente os grande mestres são homens.

#3 Mestre Marceneiro: Zanini de Zanine
Criador de móveis com design único e inovador, Zanini é filho do grande arquiteto José Zanine, de quem herdou o gosto pelo desenho e pelo trabalho com a madeira. Premiado nos principais concursos do País e com exposições no exterior, é de seu ateliê no Santo Cristo, no Rio, que ele comanda com as próprias mãos a fabricação de mesas, poltronas, cadeiras e sofás que são verdadeiras obras de arte.

#4 Mestre Ceramista: Shugo Izumi
 Imigrante japonês radicado no Brasil desde 1975, Shugo tem um ateliê em Atibaia-SP, OLYMPUS DIGITAL CAMERAde onde saem todos os dias jogos de jantar, luminárias e vasos para plantas. Estudioso da cerâmica, Izumi tem em casa uma enorme biblioteca sobre o assunto. Em 2008 foi agraciado pelo governo japonês com um prémio dedicado aos melhores ceramistas do mundo. Para quem quer saber  o segredo da perfeição de suas peças, Izumi responde, sempre com simplicidade: “Pratico todos os dias”.

#5 Mestre Alfaiate: Josué Núncio de Jesús
Carlos SantosJosué tem 77 anos, e ainda mantém seu ‘ateliê’ aberto na Rua Marechal Floriano, centro do Rio. Ele se lembra com clareza quando, na década de 40, os inúmers alfaiates estabelecidos na região disputavam os clientes no meio da rua. Seu Josué lembra-se da hierarquia rígida nos ateliês, tendo ele próprio começado como aprendiz, para se tornar Oficial de Paletó, Contra-Mestre, e finalmente, Mestre-Alfaiate.

#6 Mestre Destilador: Geraldo Silvestre
Geraldo Silvestre, neto de seu Joaquim da Fazenda Café Velho em Acerburgo, Minas Gerais, é responsável por todo o processo de produção da cachaça Dona Bica. Tendo aprendido o ofício do seu pai, ele afirma: “É preciso estar junto a todo o momento, e não se pode abrir mão da qualidade, porque cada cadinho é importante para que a Dona Bica seja a melhor cachaça que existe”, afirma Mestre Geraldo.

#7 Mestre Chapeleiro: Maurice Plas
Monsieur Maurice Plas já era alfaiate quando chegou ao Brasil em 1951. Logo depois resolveu virar chapeleiro, instalando-se na Rua Augusta em São Paulo, onde recebe os clientes com saborosas estórias, na clássica Chapelaria Plas.

#8 Mestre Sapateiro: Vicenzo Rossi2685791148_c408ca5035_z
Seu Vincenzo é dono da Sapataria Rossi na capital de São Paulo, e está há mais de 50 anos no ramo. Começou ainda menino, ajudando o pai num curtume artesanal na região da Calábria, Itália. Este mestre sapateiro entende tudo sobre couro – como ele se comporta, o quanto ele cede, até que ponto ele laceia… e afirma: “Quando o couro é de qualidade e existe amor, não há medida que não possa ser feita”.

Mestres-Ficha-Tecnica

© 2013 S. GROSSMANN

Share