Esquinas do Brasil

Esquinas

Esquinas do Brasil terá 13 episódios de 26 minutos, apresentando um amplo painel geográfico, humano, histórico, político, cultural e folclórico dos mais variados recantos do Brasil, sob a perspectiva de suas esquinas famosas.

DESCRIÇÃO Uma viagem pelas esquinas ilustres do Brasil, compondo um painel humano da cultura e história popular do país.

SINOPSEDDG-Caption2 Locais de encontro, de passagem, de conversas e afetividade, estas esquinas são cenários de acontecimentos importantes, componentes da história do Brasil. Com tom coloquial, a série abordará aspectos geográficos, econômicos, sociais, humanos e culturais característicos das cinco regiões Brasileiras: em uma temporada o programa comporá um retrato multi-facetado e plural do Brasil — país continental.

LINHA EDITORIAL Com narrativa ágil e bem humorada, cada episódio mostrará uma esquina a partir da história que a distingüe: suas características e particularidades, seus personagens ilustres, típicos e transeuntes. Apresentado com jeito divertido, dinâmico e informal, o programa misturará imagens de arquivo com conteúdo atual. Sua trilha sonora original e tratamento gráfico sofisticado proporcionarão a esquinas um posicionamento singular junto ao público jovem da TV a cabo.

FORMATO A primeira temporada de esquinas terá 13 episódios, com duração de 26 minutos cada. Filmada em Full HD, o programa poderá ser transmitido tanto por canais SD quando HD.

PÚBLICO Por sua temática, tom e apresentadora de appeal jovem, o programa se dirige ao público F/M 18-34, classes A/B nas cinco regiôes do país.

CONTEÚDO TRANSMÍDIA Um dos segmentos do programa será composto de conteúdo participativo: “Qual é a tua esquina?” contará estórias e veiculará clipes enviados por telespectadores sobre suas esquinas favoritas.

FacebookYTEm sua página no Facebook e canal no YouTube o programa solicitará sugestôes de esquinas por parte do público, além de veicular conteúdo adicional – fotos, clipes, etc. para as esquinas exibidas.

 Firefox LogoEm sua website o programa conterá conteúdo adicional, como o behind the scenes da produção do programa, e detalhes da história e cultura de cada local.

TwitterNo Twitter ESQUINAS mandará pistas sobre a esquina do programa seguinte, convidando os subscribers a adivinhar sua localização.

PRODUTOS ALIADOS 

BookPara cada temporada teremos a publicação de um livro de ensaios fotográficos e crônicas sobre as esquinas retratadas.

  EPISÓDIOS 

#1 A Esquina da MPB – Av.  Ipiranga + São João (SP)

Um retrato da esquina cantada por Caetano Veloso: o dia-a-dia de um dos lugares mais movimentados da metrópole paulistana. A confluência da boca do lixo e da boca do luxo, a boêmia, os artistas, a tradição do velho centro de São Paulo.

#2 A Esquina do Barulho – N.S. de Copacabana + Miguel Lemos (RJ)

O botequim, lugar de amizades, amores, brigas e discussões. Numa das esquinas mais barulhentas do Rio de Janeiro, o folclore e as histórias dos tipos humanos que habitam as ruas de Copacabana.

#3 Clube da Esquina – Paraisópolis + Divinópolis (BH)

O encontro dos irmãos Borges (Marilton, Lô e Marcio) com Milton Nascimento, dando início à um importante movimento musical de onde surgiram vários compositores legendários. Histórias e depoimentos dos integrantes do “Clube da Esquina”.

#4 A Esquina Democrática – Borges de medeiros + Rua dos Andradas (POA)

Tradicional ponto de encontro no centro de Porto Alegre, esta esquina ganhou a alcunha de “democrática” a partir das manifestações pelas “diretas já”, no início dos anos 80. Sua vocação cívica, no entanto, vem desde a pro- clamação da República. Um painel histórico-político de uma esquina liberal.

#5 A Esquina Continental – São Miguel do Gostoso (RN)

Marco geográfico mais oriental do Brasil, nesta esquina os ventos alísios sopram constantemente, fazendo a alegria dos wind e kitesurfistas. São Miguel é também um sitio histórico, lugar do primeiro marco colonial fincado pela expedição de Gaspar Lemos em 1501.

#6 Boca maldita – Curitiba (PN)

Situada na Rua das Flores, no centro de Curitiba, a Boca Maldita é um ponto de encontro, de troca de idéias, de manifestações políticas e culturais. Tornou- se Confraria, com registro e estatuto, e anualmente promove uma festa na qual confere títulos para seus novos “Cavaleiros”.

#7 A Esquina da Africa –  Largo do Pelô (Salvador – BA)

Freqüentado por moradores e turistas, o Largo do Pelô é o palco maior da fundamental confluência Brasil-África, uma esquina determinante na formação do povo brasileiro.

#8 A Esquina do Amazonas – Rio Negro + Solimões (AM)

Uma esquina hídrica, onde se encontram o Rio Negro e o Solimões. Quem são seus habitantes, seus navegantes? A beleza da paisagem e a imponência da natureza.

#9 A Esquina da República – Praça dos três poderes (DF)

Numa cidade planejada, onde seus moradores não costumam se encontrar nas ruas e esquinas, a Praça dos Três Poderes marca o centro do poder no Brasil. Emoldurada pela arquitetura modernista de Niemeyer e Lucio Costa, transmite austeridade e grandeza contemplativa. Palco de carros oficiais e dos donos do poder, mas também dos gritos e faixas de inúmeras manifestações populares.

#10 A Esquina Imperial – (Petrópolis – RJ)

Sítio do imponente Palácio de Verão da família Imperial, esta esquina apresenta resquícios do Brasil Monárquico, um passeio pela história brasileira.

 #11A Esquina do Frevo – Os Quatro Cantos (Olinda – PE)

Imortalizada no clássico frevo do carnaval pernambucano, esta é a esquina onde um rio de gente segue o bloco de carnaval, numa mistura de sons desta manifestação cultural vigorosa e colorida.

#12 A Esquina da Fé – A estátua de Padre Cícero (Juazeiro do Norte – CE)

Aos pés da estátua de Padre Cícero, no alto de uma colina onde se vê Juazeiro e o Crato, o povo nordestino se encontra para pedir a benção ao Padim, trazendo seus sofrimentos, suas esperanças e suas graças, numa peregrinação comovente que se repete ano após ano.

#13ESQUINAS-Ficha-Tecnica A Esquina da Praia – Garota de Ipanema

Conhecida mundialmente graças aos versos do poeta, local do encontro de Tom e Vinícius, esta esquina mantém-se como a passarela principal onde desfilam as eternas garotas de Ipanema.

© 2014 E. GOLDENSTEIN

AION CINEMATOGRÁFICA

Share